Alimentação Saudável

Conheça os benefícios de alimentos e sucos integrais

By 26 de julho de 2017 No Comments

Muito mais do que apenas dar saciedade, a alimentação tem a função de nutrir o nosso organismo. Ela é a responsável por fornecer vitaminas, sais minerais e energia para nossas reações, além de controlar a liberação de substâncias e todos os processos que estão relacionados ao bom funcionamento corporal.

Sim: é por meio da alimentação e da ingestão de líquidos que mantemos o nosso corpo vivo. E, quando o assunto é alimentação saudável, os itens integrais se destacam. Seja para quem quer emagrecer e ganhar massa magra ou para aqueles que só desejam manter o corpo nutrido e cheio de saúde, comer de forma menos processada é sempre uma indicação.

Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre os benefícios de alimentos e sucos integrais. Nosso objetivo é que você se sinta ainda mais motivado a cuidar da sua saúde, por meio de uma alimentação equilibrada e prazerosa. Vamos lá?

O que são os alimentos e os sucos integrais?

Para entendermos o que são os produtos integrais, é importante termos em mente que grande parte dos industrializados que consumimos é refinada. Esse refinamento ocorre durante o processo industrial e modifica a estrutura e a qualidade nutricional dos alimentos, que perdem suas fibras, cascas, vitaminas e, às vezes, até mudam de cor.

As opções integrais são, então, aquelas que não passam por esse processo de refinamento. Ou seja: trata-se de um tipo de alimento que conserva as suas características naturais e os seus nutrientes.

Seguindo a mesma lógica, os sucos integrais são assim chamados porque mantêm as propriedades das frutas. Elas são utilizadas inteiramente e não há a adição de açúcares ou adoçantes artificiais.

Quais os benefícios de alimentos e sucos integrais?

Como já dito, os alimentos e sucos integrais são aqueles que preservam as suas características nutricionais. Isso quer dizer que, quando consumimos esse tipo de produto, conseguimos oferecer ao nosso corpo uma gama de nutrientes que compõem os grãos, os cereais e as frutas, por exemplo.

Fornecem mais fibras e nutrientes para o nosso corpo

Justamente por terem suas estruturas mantidas, os itens integrais possuem uma maior capacidade de fornecimento de vitaminas, sais minerais e outras substâncias importantes para o nosso corpo.

Além disso, as fibras que são mantidas nos alimentos e sucos integrais promovem a saciedade, ajudam no controle da glicemia, na absorção de lipídeos, no controle do colesterol e estimulam a mastigação.

Promovem o funcionamento do intestino

Por serem ricos em fibras alimentares que são absorvidas pelo nosso organismo, os alimentos integrais aumentam o bolo fecal e promovem uma melhoria em sua passagem para o intestino, o que estimula o melhor funcionamento do órgão.

E os sucos integrais controlam esse processo. Quando eles não são coados, as fibras das frutas são preservadas. Essas fibras solúveis possuem um bom efeito sobre a mucosa do intestino e fortalecem as boas bactérias que o protegem.

E não se esqueça: para que esse benefício seja aproveitado ao máximo, o ideal é que a ingestão de água também seja adequada.

Controlam os níveis de glicose e os picos de insulina

Quando comparados aos alimentos refinados, os integrais tendem a apresentar um menor índice glicêmico. Isso significa que tais produtos aumentam a taxa de glicose no sangue de forma mais lenta.

Como resultado, é possível evitar grandes picos de insulina (hormônio responsável pelo transporte de glicose do sangue para as células). Com isso, os alimentos integrais, quando consumidos em quantidades equilibradas, favorecem o emagrecimento e ajudam no controle de doenças crônicas, como o diabetes.

Proporcionam saciedade

Esses itens não só te deixam saciado mais rapidamente, evitando que você coma mais do que o necessário, como também fazem com que essa sensação de saciedade dure por mais tempo. Dessa forma, você come menos vezes ao dia.

Como adicioná-los à rotina alimentar?

Agora que você já conhece os benefícios de uma alimentação rica em compostos integrais, é importante saber como usar desses alimentos e sucos no seu dia a dia. A boa notícia é que consumi-los é mais fácil do que imaginamos e, com pequenas substituições, podemos fazer uma grande diferença na nossa saúde.

Substitua os refinados pelos integrais

A variedade dos integrais é imensa: você pode encontrar quase todos os produtos que costuma consumir em suas formas mais naturais. Comece fazendo pequenas substituições.

Na hora do café da manhã, troque o pão branco e os biscoitos altamente processados por suas versões integrais. Durante o almoço, dê preferência ao arroz integral e, se for preparar uma massa, também pode comprar a versão que não seja refinada.

Busque pelos sucos que conservam as propriedades da fruta e não sinalizam a adição de açúcar. O mercado está atento às necessidades e, hoje em dia, encontrar alimentos integrais é possível em quase todos os supermercados, padarias e lojas de conveniência.

Dê uma chance para novos sabores

Muitas pessoas alegam que os alimentos integrais são ruins, mas a verdade é que, por não serem refinados, apresentam o sabor mais evidente e natural. Como estamos acostumados a comer produtos altamente processados, perdemos o hábito de sentir o sabor real dos alimentos e preferimos o gosto artificial, muito adoçado ou com bastante sal.

Quando se começa a comer de forma integral, pode acontecer um pequeno estranhamento — mas isso, com o tempo, é resolvido. Com poucos dias experimentando e dando uma chance aos novos sabores, você perceberá que eles são, na verdade, muito gostosos e bem mais naturais.

A partir daí, tudo ficará mais fácil. Inclusive, o paladar tende a adaptar-se ao sabor da comida de verdade e, muitas vezes, passa a rejeitar aqueles alimentos não saudáveis que antes faziam parte da nossa rotina.

Fique atento aos rótulos

Uma embalagem com a palavra “integral” escrita nem sempre traz um produto 100% integral. Muitas vezes, isso significa apenas que parte dos ingredientes utilizados não é refinada, mas o produto continua cheio de adições processadas.

Por isso, fique atento aos rótulos: o ingrediente que aparece em primeiro lugar é aquele contido em maior quantidade. Certifique-se de que os integrais apareçam sempre nas primeiras posições, para que você tenha a garantia de que o consumo daquele determinado alimento é mesmo benéfico para a sua saúde.

Quanto aos sucos, aposte em marcas de qualidade e verifique as descrições das embalagens. Lembre-se: comer de forma saudável pode ser muito simples e saboroso, sendo que a introdução de comidas mais naturais facilita muito esse processo.

Além dos inúmeros benefícios de alimentos e sucos integrais para o corpo, outra vantagem é o fato de eles existirem em grande variedade, fazendo com que a rotina alimentar não se torne cansativa ou enjoativa.

Se você também se preocupa com a sua saúde e acredita que uma das formas de mantê-la em dia é cuidando do que é ingerido, não deixe de conferir o nosso post com 8 dicas incríveis para uma alimentação saudável!

Leave a Reply