Franquia

Conheça os diferenciais de ser um franqueado

By 3 de abril de 2017 No Comments

É natural que uma pessoa que queira abrir um novo empreendimento comece a analisar o mercado para tentar fazer a melhor opção possível. Nesse sentido, é essencial conhecer os diferenciais de ser um franqueado para ajudar nessa análise.

Sobretudo para aqueles que também pensam em começar um negócio do zero, é preciso estar ciente dos riscos e vantagens de cada situação. E, apesar de todas elas envolverem prós e contras, é importante estar preparado para dar um grande passo como esse.

No caso das franquias, há algumas facilidades e garantias que podem ajudar a viabilizar o investimento. Então, para conhecer mais sobre os diferenciais oferecidos, não deixe de ler o post a seguir!

Seis diferenciais de ser um franqueado

1. Adotar um modelo de sucesso

Um das principais preocupações de uma pessoa que está prestes a abrir o seu negócio diz respeito ao sucesso ou fracasso a que ele está suscetível.

Infelizmente, não há como ter completa certeza de que a fórmula será certeira e terá uma boa aceitação do público. Contudo, quando se trata de uma franquia, já existem alguns dados para embasar essa decisão.

Como as outras franquias já servem de base de mercado, o investimento se torna menos arriscado. Logo, acaba sendo uma vantagem competitiva abrir uma empresa que já tem certos padrões definidos e um know-how organizado.

No entanto, é bom lembrar que, ainda que haja essa espécie de relação de dependência, trata-se de duas pessoas jurídicas distintas e autônomas.

2. Obter suporte da rede

Outra vantagem bastante considerável é poder contar com toda a estrutura de apoio da rede já estabelecida. Afinal, o franqueador deve apresentar todo o seu formato de apresentação, infraestrutura, marketing, entre diversos outros aspectos.

De fato, uma franquia já possui um sistema de funcionamento testado e aprovado pelo público-alvo. E essa padronização garante que você não fique tão perdido quanto se abrisse um negócio próprio sem esse suporte.

Isso é um ótimo benefício para quem não tem tanta experiência em empreender e administrar uma empresa. Então, esse início, principalmente, é muito facilitado pelo modelo e suporte oferecidos por uma grande empresa.

Até porque a intenção do franqueador é fazer com que a sua rede cresça cada vez mais. Portanto, ele é quem deve se preocupar em investir em qualidade, inovação, publicidade, entre outros.

3. Apostar em uma marca já consolidada

Quer algo melhor do que já nascer conhecido? Pois é: como já existem outras franquias com o mesmo modelo de negócio, quando você abre uma nova é muito provável que o seu público te reconheça imediatamente.

Por essa razão, as empresas fazem escolhas estratégicas de localização. A intenção é reconhecer um potencial ambiente para atrair as pessoas da região a um tipo de negócio que elas já devem conhecer — e, é claro, também conquistar e fidelizar as que ainda não conhecem.

Isso viabiliza até mesmo que ocorra um bom retorno do investimento em um menor espaço de tempo, pois já existirá um renome por trás da marca. Uma ótima vantagem, visto que muitos negócios abrem e fecham depois de pouco meses por não conseguirem se sustentar.

É como se a estratégia de marketing já estivesse praticamente pronta, e as pessoas já soubessem o que elas procuram. É por isso que os shoppings, por exemplo, tentam reunir uma grande quantidade de franquias já consolidadas e aceitas pelo mercado.

4. Ter que lidar com menos dúvidas

Sabemos que empreender pode ser uma tarefa bem difícil e desafiadora. Mesmo que você tenha conhecimento da área que está lidando, há muitas surpresas e dúvidas que podem passar pela sua cabeça.

Desde o tipo de mobiliário, o projeto arquitetônico, onde comprar os insumos, como apresentar o produto e até mesmo nas áreas administrativa, contábil e jurídica é preciso obter apoio.

Logo, é bom poder contar com um plano de negócios já adiantado, com as especificações que você precisa para tocar o seu negócio. Assim, você precisará se preocupar menos com determinadas burocracias, podendo dar mais foco ao andamento do projeto.

5. Receber treinamentos especializados

A padronização das franquias acaba exigindo que os procedimentos sejam alinhados. Portanto, um dos privilégios é receber treinamentos para que toda a sua equipe seja qualificada. Isso facilita a gestão e a capacitação dos funcionários, de forma a reduzir as discrepâncias do que é oferecido ao público.

Além de conhecer melhor o segmento em questão, as pessoas ainda ficam mais preparadas para vender determinados produtos, atrair os clientes, solucionar suas dúvidas, entre outras técnicas para garantir um bom atendimento.

Grosso modo, o intuito é que, assim, a preservação da imagem da marca seja garantida. Inclusive, essa é uma atitude fundamental para quem deseja transmitir confiança e credibilidade de um nome que já está consolidado do mercado.

6. Reduzir alguns gastos

Apesar de ter que arcar com os custos da franquia, você ainda conseguirá economizar em outros aspectos. Normalmente, grandes marcas conseguem preços muito mais vantajosos ao negociar com seus fornecedores em grande escala.

No caso de uma franquia no ramo de alimentação saudável, por exemplo, tanto os ingredientes quanto as máquinas, equipamentos, uniformes — enfim, todas as negociações tendem a ser mais favoráveis, por conta da proporção maior de compra.

E qual é o resultado disso? Ganhos e vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes! Afinal, com um custo menor, é possível ter um preço melhor, um público maior, aumentar o seu lucro, e assim por diante.

Até mesmo na hora de alugar um imóvel podem existir benefícios. Como dissemos, muitos shoppings têm interesse em abrigar lojas conhecidas para atrair público. Logo, ao começar um negócio do zero, você provavelmente encontrará algumas dificuldades nesse sentido.

Ainda outro ponto positivo está relacionado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Essa é uma área que, geralmente, requer muito investimento. Mas, se você faz parte de uma rede, essa responsabilidade fica a cargo do franqueador — que deve pensar em outros produtos e testá-los, antes que eles cheguem até você.

Enfim, se você acha que o mercado é muito instável ou deseja ter um pouco mais de segurança e suporte, abrir uma franquia pode ser mesmo a melhor opção. Dessa maneira, você conseguirá reduzir alguns riscos ao testar uma fórmula que já tem um histórico bem-sucedido.

E então, conseguiu perceber os diferenciais de ser um franqueado? Se você está pensando mesmo nessa ideia, não deixe de permanecer atento às novidades do mercado. E, para ficar sempre por dentro, assine já a nossa newsletter!

Leave a Reply