Alimentação Saudável

Conheça os principais benefícios do açaí

By 12 de julho de 2017 No Comments

Quem resiste a uma taça de açaí? Com sabor inigualável, a fruta não é boa apenas para o paladar. Ela também garante saúde e bem-estar. Por isso, é interessante ficar por dentro dos principais benefícios do açaí.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este post. Chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre o açaí:

Sobre a fruta

Obtida a partir de palmeiras, a fruta pode ser consumida em sua forma natural ou processada. Daí vêm os sucos, os cremes e até mesmo os picolés.

No entanto, a polpa de açaí é popularmente consumida em taças e em tigelas, com adição de doces, frutas e grãos integrais. Em algumas regiões, como no Maranhão e Amapá, o açaí é degustado com alimentos salgados, como camarão, carne-seca e até mesmo pirão de peixe.

Ao comer 100 gramas de açaí, você adicionará, em média, 65 calorias ao seu cardápio. O açaí ainda pode fornecer vitamina A, C e diversas vitaminas de complexo B, além de minerais como:

  • cálcio;
  • ferro;
  • fósforo;
  • manganês; e
  • potássio.

Os benefícios da açaí para…

O colesterol

A ação do açaí é similar à do vinho tinto, pois a fruta é rica em antocianinas, potente antioxidante para a prevenção e tratamento de níveis irregulares do colesterol HDL e LDL.

Ele ainda pode fornecer esteróis vegetais, os quais agem como protetores para o sistema cardiovascular. Essas substâncias atingem, ainda, o sistema circulatório e ajuda os vasos sanguíneos a ficarem mais flexíveis e resistentes.

A contribuição para controle de colesterol é justificada pela presença de ômega-6 e 9. Inserindo o açaí em seu cardápio, esses ácidos graxos contribuirão para uma melhor circulação sanguínea, reduzindo o colesterol, afinando o sangue e prevenindo ou tratando coágulos.

Os níveis de HDL podem aumentar devido a ação do ômega-3, levando à redução do nível de lipoproteínas de baixa densidade (HDL) e triglicerídeos. Isso previne aterosclerose, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

O sistema imunológico

É dito que os nutrientes contidos no açaí podem auxiliar no combate da ação de radicais livres. Ou seja, se você deseja reforçar a imunidade de seu corpo, saiba que o açaí pode desempenhar um papel importante para proteger as células do corpo.

O açaí pode fortalecer o sistema imunológico devido a ação do selênio, do betacaroteno e das vitaminas C e E. Eles ajudam o organismo a se defender contra inúmeros tipos de vírus, bactérias e parasitas, prevenindo condições, infecções e até mesmo doenças como o câncer.

A perda de peso

Contrariando muitas afirmações, o açaí pode ser conveniente para quem está em dieta para perder peso. Ele é fonte de gordura boa, e a polpa da fruta pode auxiliar na redução de gordura localizada, já que auxilia na regulação do intestino e atua como anti-inflamatório.

A quantidade calórica deve ser avaliada, mas a fruta possui porções significativas de lipídios, ácidos graxos insaturados, além de fibras e proteínas.

Basicamente, as fibras da fruta permitem sensação de saciedade por mais tempo, o que pode induzir a um consumo reduzido de calorias nas refeições seguintes.

A pele

A contribuição do açaí para a pele é comprovada devido ao alto teor de antioxidantes, que fornecem brilho e nutrição adequada para uma cútis saudável.

O açaí também é recomendado para promover a saúde dos tecidos dérmicos, pois os seus minerais e as suas vitaminas B e C são funcionais para a proteção da pele sensível. Já a vitamina E é responsável pelo efeito rejuvenescedor.

A digestão

A fruta ainda pode ser interessante para a limpeza do sistema digestivo, pois pode agir como desintoxicante, já que contém fibras dietéticas.

Elas permitem que o sistema digestivo se mantenha limpo e sem resíduos, o que pode ser um benefício muito conveniente para quem sofre ou deseja prevenir hemorróidas e síndrome de intestino irritável.

Os pulmões

O açaí ainda pode ser interessante para reduzir irritações no sistema respiratório. Esse efeito é justificado pela presença de teobromina, que pode agir como broncodilatador. Dessa forma, a fruta proporciona melhor respiração e reduz desconfortos.

A diabetes

O açaí pode ser combinado com demais ingredientes doces. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a fruta, na sua versão natural, pode ser um excelente aliado para a prevenção e para o tratamento da diabetes.

Esse benefício do açaí é justificado pela presença de fibras e lipídios de baixo índice glicêmico, o que não induz a picos de insulina.

O antienvelhecimento

Os diversos fitoquímicos contidos no açaí permitem que a fruta auxilie na prevenção de sinais de envelhecimento. Esses efeitos são justificados pelos antioxidantes — presentes no açaí até 10 vezes mais do que nas uvas e nos mirtilos.

O vinho se destaca pela contribuição de resveratrol para retardar o envelhecimento, mas o açaí se mostra mais que 30 vezes mais poderoso. Então, por que não investir na fruta?

A saúde mental

Para quem busca um reforço para a saúde mental, vale saber que os antioxidantes contidos no açaí podem impulsionar o funcionamento cognitivo, melhorando a sinalização neural e prevenindo a queda do desempenho mental.

A energia

Se você precisa de um pouco mais de energia para seu dia a dia, saiba que a fruta pode melhorar a sua resistência e o seu desempenho ao combater a fadiga e o cansaço.

Esses efeitos são justificados pelo elevado teor mineral e vitamínico, com nutrientes e antioxidantes que contribuem com a eliminação de toxinas.

Uma substância chamada teobromina está presente na composição do açaí, que atua como estimulante energético e impulsiona a produção de serotonina, reforçando o corpo para um melhor desempenho — e o melhor: não interfere diretamente no sistema nervoso central.

As gorduras, as proteínas e os carboidratos da fruta podem ser interessantes para praticantes de atividades físicas, principalmente se o açaí for consumido nas refeições antes dos treinos. Ele permite que o atleta tenha resistência adequada para as atividades propostas e um desempenho acima do esperado.

Os acompanhamentos podem esconder os muitos benefícios do açaí, mas podemos notar que a fruta pode ser muito interessante não só para a saúde, mas também para os cuidados com a beleza.

Identificando nutriente por nutriente, a contribuição é significativa e confirma que a sua presença no cardápio diário pode apoiar uma melhor qualidade de vida.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o açaí? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas dicas e novidades!

Leave a Reply