Alimentação SaudávelDicasLifestyle

Não descuide da sua alimentação no outono!

By 11 de abril de 2018 No Comments

Nem todo outono precisa ser igual. As folhas vão continuar caindo no quintal, mas você pode dar aquele “up” na sua dieta pra fazer tudo ficar mais saudável e nutritivo. Afinal, numa estação com tantas mudanças climáticas, a gente tem mais é que manter o cuidado em dia e não ficar desleixado com o nosso corpo. Uma boa alimentação vai fortalecer seu sistema imunológico e te deixar super preparado para quando o inverno chegar, além de deixar as famigeradas “doenças da estação”, como rinite, sinusite, resfriado e desidratação, nas lembranças de outros outonos. Maaaaasssss, é sempre bom lembrar que o clima seco é propício ao consumo de alimentos mais calóricos, o que pode trazer uns quilos extras pra sua conta. Por isso é super importante manter atenção pra também não descuidar do peso. Sabe como você pode encontrar o equilíbrio? É só seguir essas dicas básicas aqui, ó:

  • consuma bastante alimentos ricos em vitamina C! Vegetais verde escuros, aipim (ou mandioca ou macaxeira), nozes e sucos como o de abacaxi com hortelã, laranja, acerola e kiwi.
  • Pode investir naquele arrozinho com feijão que é preferência nacional. A dupla é rica em carboidratos e proteínas que fornecem energias, fibras, minerais e vitaminas para o seu corpitcho.
  • Na hora de comer vegetais, a preferência tem que ser por aqueles que vão deixar o seu prato super colorido. No almoço, na janta e em todas as refeições, coloque legumes vermelhos/arroxeados, amarelos/alaranjados, verdes e principalmente brancos, como couve-flor, nabos, rabanetes, abobrinhas, cogumelos, cebola, aspargos, palmito, berinjelas, repolho.
  • é BEM IMPORTANTE comer diariamente pelo menos dois tipos de raízes, como a cenoura, o rabanete, a beterraba, o inhame e a batata doce, para proteger o pulmão e fornecer fibras para deixar o intestino funcionando 100%.
  • Beba muita, mas muuuita água. A gente já passou a visão de que o clima nessa época do ano é super seco e a água continua sendo a melhor opção de bebida em todas as outras estações. Se você tomar 8 copos por dia, seu organismo vai ficar bem equilibrado e hidratado. Sucos integrais e água de coco também são bem vindos!
  • Quem não gosta de sopa, né? Elas são ótimas pra garantir energia e vitamina pro organismo, já que dá pra misturar vários alimentos, com um monte de nutriente diferente, em um só prato. A dica aqui é investir naquelas com verduras e legumes, feijão, lentilha ou soja e carnes magras cozidas. Um pãozinho também vai bem pra acompanhar.
  • Melancia, melão, abacaxi e outras frutas diuréticas são ideais para deixar o organismo hidratado. Já as frutas cítricas trazem um valor nutricional gigante para a sua dieta. Ou seja, COMA MUITA FRUTA!
  • E por falar em fruta, não podemos esquecer de falar das que são típicas da estação. As frutas outonais têm mais consistência que as frutas do verão, que são mais aquosas e frias, além de serem ricas em vitaminas C, minerais, fitoquímicos e princípios bioativos como as fibras solúveis e insolúveis, que são super importantes para nossa imunidade e para o intestino. Alguns exemplos são o caqui que possui, além de betacaroteno, que é importante para proteção de pele e mucosas, alto teor de vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais, a goiaba, que tem poucas calorias e muita vitamina C, as laranjas com poucas calorias e ricas em Vitamina C e o Abacate, que fornece gorduras mono insaturadas para o organismo, vitamina B6, magnésio, minerais e princípios bioativos que beneficiam o sistema imunológico;
  • Consumir alimentos com cálcio também é muito importante. Você encontra o mineral em leites e derivados (queijos e iogurtes), de preferência em desnatados, no gergelim e vegetais verde-escuros;

Leu tudo? Agora é hora de correr para sua nutricionista e pedir pra ela adicionar nossas dicas na sua dieta antes da estação acabar. Você vai ver que os benefícios de se alimentar bem vão te acompanhar nas outras estações também! No nosso cardápio você encontra caldos nos sabores mandioquinha com brócolis e carne seca (Fiji), Abóbora com espinafre e frango desfiado (Hakuna) e legumes e queijo Minas frescal em cubos (Ulan), além de tapiocas, sanduíches, sucos e muitos outros pratos para deixar o seu outono e inverno mais gostosos, agradáveis e cheio de sabor! Confira no nosso site: www.kiwisucos.com.br

*as dicas foram retiradas do site: www.diabetesevoce.com.br

Leave a Reply