DicasLifestyle

Tá tendo copa: o futebol muda vidas!

By 6 de julho de 2018 No Comments

                  De quatro em quatro anos o nosso coração bate mais forte e num só ritmo. A promessa de trazer a vitória para a casa, movimenta o país e faz com que a gente se sinta orgulhoso de ser  brasileiro apesar dos pesares. Esse sentimento faz um bem danado para a alma, para a mente e para a felicidade geral da nação. O futebol é paixão nacional, a gente se motiva para acompanhar e entra na vibe do esporte quando tem copa do mundo. A verdade é que além disso tudo, o futebol é a porta de entrada para uma vida melhor. É a esperança que existe nos pés descalços de crianças carentes espalhadas pelas comunidades, bairros mais pobres e aglomerados de todos os estados e cantos do país. E daí surgem os craques, os reis da bola, aqueles que viram heróis nacionais que acompanhamos e torcemos muito! Parece mágica, né? Mas é esporte! Um esporte que move o mundo. Futebol, além de tudo, também traz benefícios para saúde física, transformando a vida de quem pratica. Se liga em alguns deles e já vai preparando as chuteiras!

  • Futebol dá condicionamento físico, fortalece os músculos e ajuda a emagrecer. Durante o jogo, todas as parte do corpo do jogador precisam trabalhar em conjunto. Isso faz com que ele tenha uma grande perda de calorias, cerca de 250 a cada 30 minutos! Isso sem falar que ele também fica com o metabolismo acelerado, queimando calorias até mesmo depois da partida. Jogar futebol também exercita  diversos grupos de músculos dos membros superiores, inferiores e abdômen, garantindo um aumento de massa muscular.
  • Fortalece os ossos e diminui os riscos de fraturas. A quantidade de cálcio no corpo de quem pratica futebol geralmente é um pouco maior, já que o grande estímulo do corpo garante que uma quantidade menor dele seja perdida. Sendo assim: futebol ainda ajuda a prevenir a osteoporose! Ah, e ele também ajuda a melhorar o equilíbrio, trazendo para a vida da pessoa um menor risco de quedas e fraturas ósseas.  
  • Jogar uma bolinha ajuda a aliviar a mente. Nem só de condicionamento físico vive um jogador, a cabeça também precisa estar afiada e tranquila para produzir os melhores lances e para viver bem no dia a dia. Jogar futebol libera hormônios que trazem bem-estar, como endorfina e serotonina, estimula o espírito de equipe, a socialização, o trabalho em grupo e previne o estresse e a tristeza, sendo um aliado na prevenção e combate da depressão e da ansiedade. Ele previne também o surgimento do Alzheimer, já que faz com que as pessoas tenham reações mais rápidas, e desenvolvam funções do cérebro como concentração, atenção e raciocínio, deixando cérebro super ativo.

                  O futebol é uma das modalidades mais acessíveis que existem, além de ser um dos hábitos mais saudáveis dos brasileiros. Seja reunindo os amigos, com a ajuda de um professor ou jogando profissionalmente, o esporte faz as pessoas parar por um momento e sentirem na pele a intensidade dele. Entre um drible, uma troca de passes e um chute a gol, você vai fortalecendo o seu corpo, educando a sua mente e melhorando a sua relação com os seus parças. Então tá na hora de aproveitar essa vibe de copa e começar a se preparar para sair do banco e entrar de vez em campo para jogar na time da saúde. Vá bater uma bolinha!

Leave a Reply