Alimentação Saudável

Você sabe o que são alimentos funcionais?

By 20 de fevereiro de 2018 No Comments

              Desde moleque a gente ouve que “Você tem que cuidar da sua alimentação”, “Tem que comer de tudo, hein?”, “Prato colorido é importante!”, mas ninguém explica o motivo de ter que comer de forma saudável, como os alimentos vão fazer diferença na nossa saúde e o mais importante: quais alimentos são realmente bons pro nosso corpitcho, afinal, cada organismo funciona de um jeito e tem as suas próprias necessidades. A resposta pra esse enigma nem é tão complicada assim, mas precisa de um pouco de conversa e pesquisa com gente que entende do assunto. E dessas pesquisas e conversas, um nome que certamente vai surgir, no meio de vários outros termos ligados à saúde, é “Alimentos Funcionais”.

              Segundo a Anvisa, esses queridões são aqueles alimentos que além de fornecer as funções nutricionais básicas, ainda fazem um bem danado pro nosso metabolismo, atuando em várias funções como a proteção das células, otimização do funcionamento do intestino, redução da absorção do colesterol, na manutenção saudável dos níveis de triglicerídeos e mais um monte de coisa de nome complicado que a gente só vai entender realmente quando passar a dar preferência para esses alimentos na hora de cozinhar. Mas é sempre bom lembrar que eles não são medicamentos, por isso os benefícios que eles trazem só vão entrar pra sua vida se você consumir todo santo dia uma dieta baseada principalmente em vegetais, frutas e cereais integrais.

              Outra dica pra guardar no coração, é substituir o consumo de carnes vermelhas, embutidos e de coisas industrializadas por produtos feitos com soja e ricos em ômega 3. Parece complicado, mas seu cérebro vai agradecer a forcinha: esses alimentos estimulam o desempenho cognitivo, melhoram a atividade cerebral e ainda ajudam a prevenir a depressão! Isso pra não falar do bem danado que eles fazem pra visão, pro sistema cardiovascular e pro colesterol. Mas tem um detalhe: alimento funcional só é funcional mesmo quando faz parte de uma dieta equilibrada e balanceada. Por isso é sempre bom saber quais alimentos vão te dar aquele apoio. E nos pratos da Kiwi, o que não falta é coisa gostosa, saudável e com muita funcionalidade envolvida. Se liga só nesses alimentos que fazem parte do nosso cardápio:

  • Tomate: o tomate tá aí e não deixa a gente mentir: os alimentos funcionais estão onde você menos imagina. Ele vem sendo usado para reduzir os riscos de vários tipos de doenças crônicos-degenerativas, além de estimular o sistema imunológico e diminuir o risco de enfarte com suas propriedades que ajudam na oxidação das células. Dá pra imaginar esse poder todo só vendo ele no prato?
  • Aveia: de todos os alimentos funcionais, os benefícios da aveia são os mais reconhecidos. Ela é a queridinha da galera porque tem um dos mais altos níveis de proteína entre os cereais, além de ser antioxidante, ser rica em fibras e ajudar no controle da obesidade.
  • Linhaça: essa daqui é rica em fibras e ácidos graxos ômega 3 e 6, o que faz com ela seja ideal para ajudar na redução do colesterol, a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, sintomas da menopausa, além de prevenir vários tipos de câncer.

 

Todos os alimentos citados na matéria estão disponíveis nos pratos do nosso cardápio. Peça online aqui: http://kiwisucos.com.br