Dicas

Trabalhar com equilíbrio e propósito também é cuidar da saúde

By 24 de abril de 2020 No Comments

Entre as décadas de 1950 e 1960, os primeiros lançamentos espaciais eram realizados para testar a capacidade humana de orbitar o planeta Terra. Logo, as pessoas já estavam alvoroçadas pela possibilidade do homem conseguir pisar na Lua, o que ocorreu em 1969.

Porém, para que tudo isso fosse possível, a NASA – agência espacial americana, precisou de uma estrutura imensa, com diversos colaboradores em todas as áreas e setores. 

Certa vez, uma das colaboradoras da limpeza foi questionada sobre o que ela fazia ali. Sem pensar muito, ela respondeu: “Estou ajudando a levar o homem à Lua”.

Ao refletir sobre essa resposta, nota-se que a atuação desta colaboradora não estava diretamente ligada com o desenvolver de cálculos matemáticos e a produção de foguetes, que é o que o senso comum tende a associar como importante, numa análise mais rápida. 

Porém, além de seu papel ser fundamental para fazer toda a estrutura girar – assim como todos os outros colaboradores, seu propósito profissional estava plenamente alinhado com o propósito da NASA, naquela ocasião. Com a essência da empresa.

Isso prova como é indispensável que uma organização conheça a fundo sua essência e seu propósito. Sabendo disso, fica mais atrair colaboradores, parceiros e clientes que se afinem com com esse ideal e, na operação, todos se sentem parte de algo e sabem para onde e por que caminham.

Saúde física e mental precisam andar de mãos dadas também no trabalho

A história contada acima, é apenas uma das muitas sobre o ajuste de valores entre colaboradores e empresas. É incutir nas pessoas que fazem parte do negócio, a filosofia instituída desde a sua fundação, como um local onde, não apenas cumprem-se ordens, mas busca-se um propósito, num cenário de evolução constante.

Quando há satisfação com a atividade desenvolvida, há aumento de engajamento e de produtividade, e consequentemente, aumento da felicidade. Tudo isso junto, colabora para melhor saúde física e mental, uma vez que o colaborador sentirá bem-estar com sua vida pessoal e profissional.

Efeitos da satisfação com o trabalho, no corpo.

Especialistas comportamentais e de saúde recomendam a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, uma vez que, em desarmonia, não haverá qualidade de vida, a insatisfação com uma afetará negativamente a outra.

E, o primeiro passo para conquistar bem-estar e plenitude, é realizar algo que dê prazer. O entusiasmo de uma pessoa em desempenhar um trabalho significativo, pode desencadear efeitos benéficos ao corpo com os chamados hormônios da felicidade:

  • Endorfina > Ao dançar, cantar, estar entre amigos ou realizar um trabalho gratificante, os níveis de endorfina se elevam, aumentando a sensação de prazer e felicidade.
  • Oxitocina > Conhecida como “hormônio do abraço”, pois esse tipo de afeto aumenta a quantidade de oxitocina no corpo. Quando há relações de confiança entre uma pessoa e outra, ou entre grupos de pessoas, costuma-se elevar o nível desse hormônio no corpo, trazendo satisfação a todos.
  • Serotonina > Ao tomar sol, praticar uma atividade física aeróbica e estar entre pessoas queridas, eleva-se o nível de serotonina no corpo, causando bem-estar físico e mental.
  • Dopamina > Traz sentimentos de amor e se este hormônio está baixo, deixa a pessoa menos propensa a trabalhar por um propósito comum. Mas ao cumprir uma meta ou atingir um objetivo, seu nível se eleva e consequentemente, a motivação também.

E o resultado disso será…

…algo que já existe na Kiwi Superfoods, onde temos, tanto na parte administrativa como nas lojas franqueadas, o vínculo afetivo e coletivo, com times engajados, que vestem a camisa da marca em uma comunhão de propósitos e objetivos: o cuidado com o corpo e com a mente, buscando o equilíbrio e a leveza física e emocional.

A cultura de prevenção à saúde já é algo enraizado na Kiwi, e presente todos os dias nos trabalhos e atividades desenvolvidas dentro do nosso espaço e das unidades franqueadas. Por isso, nossa busca é por franqueados que entendam essa filosofia, que estejam alinhados com nossos ideais e metas, que tenham perfis e propósitos iguais para concretizar parcerias duradouras e de sucesso.

Você também busca isso para você? Então a Kiwi Superfoods é o lugar certo para você empreender!

Leave a Reply